ABDOH AO VIVO - LIVE
Aqui, no espaço abaixo deste texto, são realizadas Palestras e Debates ao vivo com temas relacionados sobre Mídia OUT OF HOME. Acontece uma terça sim e outra não. Próximo WEBINAR CAMINHOS ON LINE – Próximo WEBINAR CAMINHOS ON LINE – A mídia OOH na visão de Flávio Rezende – VP de Negócios e Relações com o Mercado – DPZ&T - Não perca, 30 de Junho de 2015, às 15 horas.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
EXCELENTES DOCUMENTÁRIOS
Simplesmente vale à pena assistir os documentários citados neste link . Principalmente os intitulados "Cidadão Kane" e "Muito Além do Cidadão Kane". Além dos links para voce assistir a qualquer dos documentários descritos, ainda há um release dos mesmos.
ESCREVENDO UM DOCUMENTÁRIO
Ótimo artigo em pdf sobre como escrever um documentário.
Clique neste link para ver.
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Radio Documentário sobre Fritz Plaumann
Excelente documentário feito para rádio. Vale à pena conferir e estudar.
Escute este Rádio Documentário clicando aqui.
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quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Esquadrões de Honra - Latino-americanos na II Guerra Mundial
Durante a Segunda Guerra Mundial, pilotos de muitos países latino-americanos se ofereceram como voluntários. Entre eles, estavam os Aguilas Aztecas, do México, os Senta a Púa, do Brasil, e Firmes Volamos, da Argentina, três valentes esquadrões que participaram em batalhas no Atlântico Norte, nas Filipinas e no Norte da Itália, enfrentando os kamikazes, participando do Dia D e colaborando com a reconquista do Continente Europeu. Através de entrevistas com os protagonistas, com especialistas em aviação e historiadores, conheça as experiências dos pilotos latino-americanos nesta guerra e especialmente nas missões aéreas que realizaram.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
TRABALHO DE CÂMERA, CLOSE-UPs, etc.
Sequência de tomada e Closeup:
Closeups podem ser usados para a ação (inserções), reação ou cortes.
Tomadas tradicionais movem sequência de Tomada Longa (Long Shot) para Tomada Média (Medium Shot) para Closeup.
Uma cena pode retornar a uma larga tomada como reestabelecendo tomada. Uma cena pode também começar com um close-up para o impacto.
Trabalho de câmera
Quadro da composição
* Use a regra dos terços para localizar um ponto no quadro para o mais importante elemento visual.
* Criar drama visual entre os elementos no quadro a menos que você quer um estático, olhar simétrico.
* Antecipar o movimento do sujeito que vai mudar a composição.
* Mova a câmera e ajuste o zoom antes da câmara começa a rolar.
* Deixe a pessoa se movimentar dentro da tomada, a menos que tenha algum drama para entregar ao mover a câmera durante a tomada.
Frame da tomada do filme Raposa Cinzenta (The Gray Fox).
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Composição Diretrizes Closeup:
* Não bloquear a câmera.
* Meter o nariz no meio do quadro.
* Foco sobre os olhos.
Frame da tomada do filme Jezebel.
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Criando Profundidade na Tela
As linhas diagonais no quadro:
Dramático, em vez de simétrica, as relações na composição incentiva ou encoraja o olhar do observador para se movimentar ao redor da tela ou quadro.
Frame do filme Jezebel.
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A lente grande angular:
Não é benvinda para close-ups, mas a perspectiva exagerada cria profundidade. O movimento na terceira dimensão, direção ou para longe da câmera, é acentuado por uma lente mais ampla.
Frame do filme Quadrophenia.
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Ação em primeiro plano e fundo:
Movimento que atrai o olhar para diferentes distâncias da câmera e da utilização de iluminação de fundo ou piscinas de luz (luzes localizadas ao fundo - Backligtings), enfatizam a profundidade.
Frame do filme Tender Mercies.
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Câmera Alta ou Baixa
Usando Tripé
Usando um tripé nem sempre ao nível médio do olho, encontre um ângulo de câmera que ajuda a acentuar o drama visualmente.
Frames dos filmes Stuntman e Drácula.
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Handholding ou segurando na mão:
Uma câmera na mão permite que você encontre rapidamente o ângulo apropriado. Ele também permite a liberdade de circulação, se for necessário, incluindo o movimento vertical, que podem ter um impacto forte porque é menos comum e menos esperado.
Copyright © 1998 Derek Redmond, Queen's University Film Studies
Tradução e adaptação: JP.
CONTINUIDADE
CONTINUIDADE
Estabelecendo a continuidade enquanto estiver rodando o filme:
A continuidade convencional depende tanto da filmagem quanto da edição. Além de combinar a ação tomada à tomada, o diretor precisa considerar algumas "regras" de continuidade. Essas regras são feitas para serem quebradas quando você possa ser eficaz, mas quebrá-las acidentalmente levará a um caminho errado à continuidade trazendo problemas à frente..
Regra dos 30 graus:
Ao invés de interpretar esta regra, literalmente, pense em uma mudança significativa no ângulo ou a distância para cada tomada. Isso nos mostra algo novo? Esta é a coisa mais importante que você pode fazer para criar uma cena que pode ser editado em continuidade.
Regra 180 Grau:
Escolha um eixo para trabalhar a cena e use-o para manter a orientação da tela para linha do olho (eyeline) e movimento. Evite cortar diretamente para o outro lado do eixo. Para mudar a direção da tela, tente uma tomada em movimento que cruza o eixo, ou o corte de um POV de um personagem do outro lado.
Na tomada de um personagem em movimento, uma tomada pela cabeça (Head-On) pode ser usado para mudar a direção de tela, mantendo a continuidade:
Tomada 1- Esquerda para direita na direção da tela.
Tomada 2 - Na cabeça (Head-On), depois à direita para a esquerda com o personagem saindo em frame. O eixo de mudanças dentro da tomada.
Tomada 3 - Direita à esquerda na direcção a tela.
Um Plano de cabeça
O mesmo princípio pode ser usado para permitir mudar a direção de tela quando o personagem vira uma esquina:
Ou, para manter a direção da tela constante em um canto, manter a câmera no mesmo lado do caminho do personagem em todos os tempos.
Copyright © Derek Redmond 1996, Estudos de Cinema da Universidade Queen's
Adaptaçãoe tradução: JP
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Desenhando um Storyboard em uma página de Roteiro
Desenhando um Storyboard em uma página de Roteiro
Provavelmente esta é a melhor maneira para representar o seu roteiro com desenhos bem simples, a menos que você seja um artista talentoso. Lembre-se, seu script está lá para descrever a cena, os desenhos só precisam mostrar como cada cena é enquadrada.
Pela direita dos desenhos, no roteiro, voce vai descrevendo a cena, conforme o desenho, as falas dos atores, os efeitos sonoros que devem ser inseridos, a trilha musical e iluminação, entre outros. Esta é a forma de voce fazer um roteiro geral onde tudo deve acontecer no filme. Voce pode também fazer roteiros separados para cada tipo de produção descrita acima e entregá-las aos respectivos produtores, diretores e editores.

Pela direita dos desenhos, no roteiro, voce vai descrevendo a cena, conforme o desenho, as falas dos atores, os efeitos sonoros que devem ser inseridos, a trilha musical e iluminação, entre outros. Esta é a forma de voce fazer um roteiro geral onde tudo deve acontecer no filme. Voce pode também fazer roteiros separados para cada tipo de produção descrita acima e entregá-las aos respectivos produtores, diretores e editores.
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